quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prêmio em dinheiro para alunos é visto com cautel

Iniciativa pode distorcer os valores dos alunos, defendem profissionais da área.
Professora questiona se os estudantes conseguiriam atingir os critérios de excelência.



  “Tirar boa nota é obrigação do aluno”
A escritora Lílian Lima fez duras críticas ao projeto. Segundo ela, a iniciativa só deve servir para alunos desenvolverem “melhores artimanhas para colar dos colegas que estudam”.

Ela acredita que a medida pode “formar pessoas mercenárias”. Lílian dá aulas de filosofia a um universo de estudantes que vai da 5ª série à universidade e coordena o ensino fundamental da Secretaria municipal de Educação de Itabuna, na Bahia.

“Se, em algum momento, o governo não puder mais proporcionar isso, o sujeito não estuda mais”, pondera a professora de filosofia.

Lima disse também que desconhecia medida educacional semelhante à premiação por mérito. Ela acha que a prefeitura do Rio deveria usar o dinheiro para investir nas escolas e nos professores. Se houvesse investimento no salário dos docentes, alunos seriam consequentemente beneficiados, na opinião da escritora.

“Achei a medida extremamente errada porque só faz com que o professor se sinta mais humilhado do que normalmente já é. Deveria ser obrigação do aluno tirar notas boas”, disse Lílian Lima.

No livro, Lílian Lima trata da desvalorização imposta ao professor pela sociedade. Segundo a editora Wak, responsável pela publicação, a edição de lançamento teve as vendas esgotadas na Bienal do Livro de 2007 do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário