quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jornada pedagógica de Almadina discute avalição da aprendizagem

“Avaliação da Aprendizagem: Dilemas e Perspectivas”
Este ano a Jornada está discutindo a questão da Avalição da Aprendizagem dos alunos em sala de aula. Questão esta muito complexa, de acordo com o secretário municipal de educação, Antônio José Santana (o Tom John). Atualmente o sistema de avaliação nas escolas é a partir das provas, que avalia a “competência” do aluno por meio de números. Conceito este errôneo, de acordo com o secretário, já que rotula os alunos em bons ou ruins / mais inteligentes ou menos inteligentes.
Em sua opinião, o sistema não deve abolir de vez as provas, mas sim passar a considerar outras formas de avaliação, partindo do princípio da avaliação personalizada.

A palestra foi ministrada pela professora e escritora Lilian Lima (Foto: Genisson Santos)
Isto foi o que foi explanado pela professora e escritora Lilian Lima, palestrante da jornada 2011. Segundo ela a escola precisa valorizar as diferenças de aprendizado e não se ater somente às normas livrescas na hora de avaliar seus alunos. “Apenas nota não avalia ninguém, porque pessoas não são números”, afirmou Lilian Lima, autora dos livros “Escola não é circo e professor não é palhaço” e “Por dentro da educação infantil: a criança em foco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário