terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As três peneiras de sócrates!

Amigo- Sócrates voce não sabe o que me contaram!
-É sobre um amigo seu...
-Sócrates- Espera um pouco
-antes que fale  do meu amigo, quero ver se supera uma pequena prova.
-Chama-se, a prova dos três filtos.
-É a verdade.
-Você está totalmente certo, do que isso que vai me dizer é verdade?

Amigo- Não, na verdade eu so ouvi e....

Sócrates- Muito bem, você não sabe se é verdade!

-O segundo filtro
-É o bem.
-O que vai dizer do meu amigo é algo bom?

Amigo-Não pelo contrário...

Sócrates- Então... Você vai me dizer algo mau sobre ele,mas não tem certeza se é verdade.
 -Falta um filtro, o da utilidade.
-O que você vai contar é útil pra mim?

Amigo-Não,realmente não.

Sócrates-Bom se o que você vai me dizer não é nem verdade, nem bom,nem útil.

-Para que você quer me contar?

Amigo-... A verdade é que eu não tinha pensado nisso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário