quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Congresso internacional de educação em Porto Seguro

Com a presença de cerca de 2,6 mil participantes e várias autoridades, a abertura do 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia (Cideb 2011), na noite do último dia 8, no Centro de Convenções, em Porto Seguro, teve como destaque a palestra do professor-doutor Leonardo Boff, que explorou o tema Ética e Tempo de Transcendência. "O mundo vive em crise e a principal delas é a ética. Precisamos urgente resgatar esse valor para com o planeta e para com as pessoas, colocando-nos um no lugar do outro”, disse, aplaudido várias vezes ao longo da palestra.
Pelo Sebrae, um dos apoiadores do evento, participam Jaqueline Baqueiro, supervisora da área de 
Evento tem um público de mais de 2.500 pessoas
educação, e Silvana Nunes, coordenadora do núcleo de conhecimento e tecnologia. 
O reitor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Lorisvaldo Valentin, falou sobre os quatro dias da programação do congresso, destacando que o Cideb tem o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional em todas as áreas, fundamentado nos padrões éticos e de qualidade. “Visando sempre a satisfação através de propostas que atendam às necessidades de trabalho, dos novos rumos científicos, tecnológicos, econômicos, humanos, sociais e culturais da coletividade, e não simplesmente responder a desejos específicos”, destacou.

A secretária de Educação de Porto Seguro, Dilza Reis, declarou que o Congresso vai aprimorar as leis que regem a educação no Brasil, indicando saídas para o Estado. “A primeira deve ser o resgate da autoestima do professor, além de focar um novo olhar sobre o ensino, pela ótica de quem mais precisa”, acredita. Já o prefeito Gilberto Abade considerou que os temas explorados no evento elevarão os conhecimentos e habilidades dos educadores das 103 escolas municipais da zona urbana e rural, que abrigam 33 mil estudantes no município.

O congresso segue até sábado, 11, e vai reunir palestrantes de renome internacional, como Phillipe Parrenoud, Marc Giget, Celso Antunes, Hamilton Werneck, Eduardo Shinyashiki e Tânia Zagury em torno do tema “A Educação para um Estado sem Fronteiras”. Organizado pela empresa Elvento, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que assina a chancela científica do evento, o Cideb atraiu professores e educadores de todo o país.

O professor e escritor Fernando Dolabela é um dos convidados mais aguardados. Consultor e professor da Fundação Dom Cabral, consultor do Sebrae, da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e dezenas de universidades, Dolabela participa com publicações sobre empreendedorismo nos maiores congressos nacionais e internacionais. É autor de vários livros e o criador dos maiores programas de ensino sobre empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária. Foi ele quem criou a metodologia Oficina do Empreendedor, utilizada pelo Sebrae em todo o país.

A programação do congresso é intensa. Durante todo o dia, há mais de 40 opções de atividades acadêmicas, o que permite que o participante personalize sua grade. Entre as atividades estão palestras, minicursos, workshops, visitas, mesas redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Os participantes contam com uma mega estrutura durante o congresso, que inclui segurança em todo o período de realização conduzida por empresa particular e policiamento civil; feira de serviços com estandes de venda; equipe médica com profissionais de plantão 24 horas; área de credenciamento totalmente informatizada; central de informações; espaços para apresentações artísticas e culturais; hospedagem com qualidade garantida, beneficiando a rede hoteleira local; receptivo turístico e passeios personalizados.



09h00 – Pronunciamento das diretoras regionais de Educação, Direcs 8 e 9
09h30 - Conferência “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável”, com Luiz Augusto Caldas Pereira
11h30 - Palestra “Como incentivar a parceria família e escola?”, com Edileide Castro
11h15 - Palestras e oficinas
Sala 1: “Educação, trabalho e desqualificação social”, com Carla L. N. dos Santos
Sala 2: “Educação, gênero e sexualidade”, com Suely Messeder
Sala 3: “Outros modos de olhar: Acessibilidade em produtos audiovisuais”, com Iracema Vilaronga
Sala 4: “Educação e direitos humanos”, com José Cláudio Rocha
Sala 5: “Robótica pedagógica livre”, com Danilo Rodrigues Cesar
Sala 6: “Educação do campo”, com Gilsélia Macedo Freitas
15h00 - Palestra “Pedagogia empreendedora: Ensino de empreendedorismo na educação básica”, com Fernando Dolabela
15:00 - Palestras e oficinas
Sala 1: “Diretrizes para a melhoria do processo educativo”, com Janeth Scofield
Sala 2: “Bom humor, segurança e elevada autoestima: Características que conquistam o aluno e facilitam a aprendizagem”, com Edileide Castro
Sala 3: “Nos bastidores da escola: O que há por trás do sucesso e do fracasso escolar”, com Lilian Lima Pereira
Sala 4: “Debate videográfico do filme ‘Navegar será, de fato preciso’?”
Sala 5: “Práticas de ações afirmativas no contexto escolar: Experiências do Núcleo Educacional de Ações Afirmativas (Neaf), com Fernanda Pereira Alves
Sala 6: “O currículo escolar e as relações de heterossexismo e homofobia na educação básica DR”, com João Silva Rocha Filho
17f30 – Conferência “A arte do conviver e do aprender: O caminho do conhecimento”, com Eduardo Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário