Pelo Sebrae, um dos apoiadores do evento, participam Jaqueline Baqueiro, supervisora da área de
Evento tem um público de mais de 2.500 pessoas
educação, e Silvana Nunes, coordenadora do núcleo de conhecimento e tecnologia.

A secretária de Educação de Porto Seguro, Dilza Reis, declarou que o Congresso vai aprimorar as leis que regem a educação no Brasil, indicando saídas para o Estado. “A primeira deve ser o resgate da autoestima do professor, além de focar um novo olhar sobre o ensino, pela ótica de quem mais precisa”, acredita. Já o prefeito Gilberto Abade considerou que os temas explorados no evento elevarão os conhecimentos e habilidades dos educadores das 103 escolas municipais da zona urbana e rural, que abrigam 33 mil estudantes no município.
O congresso segue até sábado, 11, e vai reunir palestrantes de renome internacional, como Phillipe Parrenoud, Marc Giget, Celso Antunes, Hamilton Werneck, Eduardo Shinyashiki e Tânia Zagury em torno do tema “A Educação para um Estado sem Fronteiras”. Organizado pela empresa Elvento, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que assina a chancela científica do evento, o Cideb atraiu professores e educadores de todo o país.
O professor e escritor Fernando Dolabela é um dos convidados mais aguardados. Consultor e professor da Fundação Dom Cabral, consultor do Sebrae, da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e dezenas de universidades, Dolabela participa com publicações sobre empreendedorismo nos maiores congressos nacionais e internacionais. É autor de vários livros e o criador dos maiores programas de ensino sobre empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária. Foi ele quem criou a metodologia Oficina do Empreendedor, utilizada pelo Sebrae em todo o país.
A programação do congresso é intensa. Durante todo o dia, há mais de 40 opções de atividades acadêmicas, o que permite que o participante personalize sua grade. Entre as atividades estão palestras, minicursos, workshops, visitas, mesas redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Os participantes contam com uma mega estrutura durante o congresso, que inclui segurança em todo o período de realização conduzida por empresa particular e policiamento civil; feira de serviços com estandes de venda; equipe médica com profissionais de plantão 24 horas; área de credenciamento totalmente informatizada; central de informações; espaços para apresentações artísticas e culturais; hospedagem com qualidade garantida, beneficiando a rede hoteleira local; receptivo turístico e passeios personalizados.
09h00 – Pronunciamento das diretoras regionais de Educação, Direcs 8 e 9
09h30 - Conferência “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável”, com Luiz Augusto Caldas Pereira
11h30 - Palestra “Como incentivar a parceria família e escola?”, com Edileide Castro
11h15 - Palestras e oficinas
Sala 1: “Educação, trabalho e desqualificação social”, com Carla L. N. dos Santos
Sala 2: “Educação, gênero e sexualidade”, com Suely Messeder
Sala 3: “Outros modos de olhar: Acessibilidade em produtos audiovisuais”, com Iracema Vilaronga
Sala 4: “Educação e direitos humanos”, com José Cláudio Rocha
Sala 5: “Robótica pedagógica livre”, com Danilo Rodrigues Cesar
Sala 6: “Educação do campo”, com Gilsélia Macedo Freitas
15h00 - Palestra “Pedagogia empreendedora: Ensino de empreendedorismo na educação básica”, com Fernando Dolabela
15:00 - Palestras e oficinas
Sala 1: “Diretrizes para a melhoria do processo educativo”, com Janeth Scofield
Sala 2: “Bom humor, segurança e elevada autoestima: Características que conquistam o aluno e facilitam a aprendizagem”, com Edileide Castro
Sala 3: “Nos bastidores da escola: O que há por trás do sucesso e do fracasso escolar”, com Lilian Lima Pereira
Sala 4: “Debate videográfico do filme ‘Navegar será, de fato preciso’?”
Sala 5: “Práticas de ações afirmativas no contexto escolar: Experiências do Núcleo Educacional de Ações Afirmativas (Neaf), com Fernanda Pereira Alves
Sala 6: “O currículo escolar e as relações de heterossexismo e homofobia na educação básica DR”, com João Silva Rocha Filho
17f30 – Conferência “A arte do conviver e do aprender: O caminho do conhecimento”, com Eduardo Shinyashiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário